Aprendizado e tendências – José Eduardo
Nesta série de artigos, os especialistas da Unitech revelam a visão e as expectativas dos líderes e gestores que definem o futuro dos serviços de TI.
Na edição desta semana, José Eduardo Santos analisa importantes pontos de amadurecimento e mercado desafiador de São Paulo.
Eficiência operacional definida por software
Com a presença dos grandes fornecedores e canais de TI, centros de decisões corporativas e serviços para mais de 45 milhões de cidadãos, os projetos da Unitech em São Paulo têm sido marcados pela maturidade e uma visão mais aprofundada sobre o que as novas tecnologias podem fazer. Seja no setor público ou corporativo, as demandas das áreas de negócios e serviços levam a um ponto de inflexão nos datacenters, para entregar o que os desenvolvedores e gestores precisam, com a agilidade que o mercado e a sociedade exigem. Junto à flexibilidade, a transformação na infraestrutura é essencial para se cumprir agendas, cada vez mais extensas com a disponibilidade de recursos viável.
Virtualização, automação e nuvens híbridas significam agilidade, otimização de recursos e segurança
Seja nos projetos de virtualização de grandes datacenters ou na implementação de HCI (plataformas de hiperconvergência), os clientes querem obter Eficiência Operacional, redução de paradas, provisionamento rápido e metodologia de entrega.
As organizações mais avançadas na modernização de infraestrutura já adotaram ferramentas avançadas de automação e gerenciamento, indo vários passos além da virtualização de servidores. Mais do que o provisionamento ágil para as áreas de serviços, a evolução também simplifica a execução das políticas de segurança e compliance, algo essencial para as organizações que atendemos.
Proteção de Dados e Governança da Informação
É outro foco de amadurecimento. Evidentemente, o agravamento do cenário de riscos levou a preocupação com backup e recuperação às direções das organizações. Mas Proteção de Dados vai além. Os projetos de serviços online ou de cidades digitais, por exemplo, já nascem com novos requisitos de capacidade, eficiência de armazenamento e segurança/compliance.
Serviços de manutenção foram priorizados em operações críticas
Seja em grandes provedores de datacenter ou médias empresas com poucos servidores. Particularmente em redes de varejo, provedores de SaaS e outras empresas com infraestrutura heterogênea, a experiência de atendimento multivendor e a qualidade dos SLAs fazem toda diferença.
Os grandes projetos se intensificam em 2023
Que já começa como um ano de muito trabalho para os clientes da Unitech em São Paulo. Agradecemos o reconhecimento e a confiança. E como contrapartida, vamos continuar trabalhando em conjunto para evoluir nos modelos comerciais, no desenho dos serviços e na tradução da tecnologia em resultados.
Por: José Eduardo dos Santos
Gerente Executivo da Unitech – Regional São Paulo