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Acesso Remoto Além Do Home Office: As Vantagens De Plugar Os Usuários Finais Em Plataformas Com Escala, Automação E Versatilidade Da VMware

Acesso remoto além do home office: As vantagens de plugar os usuários finais em plataformas com escala, automação e versatilidade da VMware

Simplificação adequada à realidade dos ambientes de trabalho; suporte integrado a todas as aplicações e ferramentas; gestão unificada de segurança; e melhores oportunidades comerciais e técnicas de redução de custos tanto nos dispositivos quanto na infraestrutura são alguns dos pontos importantes para se tirar o máximo do acesso virtualizado nos diversos perfis de postos de trabalho

A virtualização de desktops e o uso de dispositivos com funcionalidades virtualizadas (em que o hardware local é zerado e atua como um espelho de uma configuração virtual que roda no datacenter) já são reconhecidos há algum tempo como grandes facilitadores, tanto para os times de TI quanto para os usuários finais. Mesmo nos piores casos, de o computador ou smartphone quebrarem ou serem roubados, a dor se limita ao prejuízo com o aparelho; no próximo login, suas configurações e dados “estão lá” e a vida continua. No dia a dia da gestão de serviços de TI, a admissão de usuários, os ajustes de configuração, a garantia de produtividade (com recursos alocados na medida para o bom desempenho das aplicações) e o gerenciamento centralizado fazem toda a diferença. O planejamento financeiro também ganha qualidade, não apenas com a otimização do ciclo de vida dos equipamentos como também com os dados de uso que permitem decisões mais escalonadas de refresh do parque, sem o risco de dívidas técnicas e atritos com os usuários finais.

Os benefícios dessa abordagem, de centralizar virtualmente o parque fisicamente distribuído, são comprovados e, principalmente durante a pandemia, foi intensificada a adoção de alternativas como desktops virtuais (VDI) ou portais de acesso remoto. Como já se conhecem bem as principais funcionalidades das principais plataformas de UE e UEM (gerenciamento de endpoints de usuários), vou me deter em algumas dos diferenciais das soluções Anywhere Workspace, desenvolvidos a partir de casos de uso em vários setores, junto a transformações no cenário, como as multiclouds e os desafios de cibersegurança.

TI virtual com integração facilitada aos dispositivos físicos locais – enquanto contam com aplicações rodando no datacenter ou na nuvem, ambientes de serviços financeiros, logística, varejo ou até mesmo de escritório dependem de uma infinidade de impressoras, coletores, leitores e outros periféricos. Por isso, soluções como WorkspaceONE e Horizon incluem o mais amplo e eficiente conjunto de drivers, para acelerar os projetos e evitar travas na experiência do usuário e do cliente final.

Um passo adiante na flexibilidade operacional e financeira, com a centralização distribuída – em conjunto com a arquitetura de datacenter multicloud VMware Cloud Foundation (VCF), os endpoints virtualizados podem ser deslocados entre várias instâncias de datacenter ou serviços em nuvem. Definidas as migrações ou outras alterações nos contratos de provisionamento, o trabalho é basicamente selecionar e arrastar as cargas para a nova infraestrutura.

Estrangulando as entradas de ameaças e generalizando a segurança forte – as imagens dos dispositivos de usuários finais no datacenter já tendem a ter padrões superiores aos das máquinas convencionais, o que mitiga os ataques às aplicações e dados. Para evitar tentativas de exploração dos dispositivos, tanto os equipamentos corporativos quanto os do próprio usuário, são agregadas ferramentas como o Carbon Black (plataforma de proteção e resposta a ameaças no endpoint) e a Mobile Threat Defense (monitoramento de condições de segurança em smartphones). Os mecanismos de autenticação forte, por sua vez, são aplicados para todos os acessos, reforçando a segurança para todas as aplicações e dispositivos.

Ambiente automatizado para gerenciamento granular e em larga escala de máquinas, aplicações e usuários – além da facilidade para replicar e customizar clientes virtuais em Windows, Linux, macOs, iOs e Android, o console de gerenciamento permite o desenho, em uma interface muito simples, de workflows com sistemas de gestão de serviços de TI (ITSM), tornando possível prover suporte de alto nível a usuários de localidades ou instalações sem times de TI.

Os arquitetos e consultores da Unitech estão prontos para detalhar as funcionalidades dos vários produtos da linha VMware Anywhere Workspace, assim como para contextualizar as soluções aos casos de uso. Mas, para quem precisa avançar logo no suporte à força de trabalho e aos ambientes de operações distribuídas, podemos ver como funciona na prática, em um test drive. É só marcar.

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