Como a Unitech suporta os projetos de multicloud, metacloud e edge computing
Organizações mais avançadas em projetos de edge e metacloud direcionam conversa para alguns pontos de atenção, que já exigem respostas pragmáticas
À medida que se desenvolvem projetos de IoT (Internet das coisas), redes privativas sobre 5G, IA de contexto restrito e outros casos de uso, já é possível identificar alguns eixos da conversa com os earlier adopters.
Sem a pretensão de esgotar a agenda de metacloud e edge computing, pragmaticamente se podem destacar os temas mais recorrentes em termos de soluções, funcionalidades e premissas de implementação e operação.
Hiperconvergência – plataformas para tudo, mas sob medida a cada caso
A arquitetura inovadora e a versatilidade das plataformas VxRail a tornam uma solução natural para as metaclouds.
Com configurações para todo tipo de volume e orçamento, o VxRail é testado em diversos tipos de aplicação, de ERPs legados a contêineres. As possibilidades de escalar os recursos (storage e CPUs) também permite ajustes finos de demandas e custos em cada fase da transformação. Evidentemente, as facilidades de automação e integração ao SDDC estão também entre os aceleradores.
Conformidade, proteção de dados e continuidade das operações
Aplicações altamente críticas com dados altamente distribuídos, evidentemente, aumentam as preocupações com a segurança, integridade e disponibilidade. No contexto dos projetos de multicloud, os clientes geralmente já têm consolidados os conceitos mais maduros de proteção de dados, como air gap e imutabilidade. O que indagam neste momento é como as tecnologias e as abordagens da Unitech já estão prontas para aproveitar inovações na rede, como aumento de banda e segregação, para fortalecer a postura de segurança.
Além da proteção a perdas e vazamentos, o tempo de recuperação faz toda a diferença em um jogo em que se contam milissegundos.
Automação, gerenciamento centralizado e capilaridade de serviços – a orquestração de recursos humanos também faz parte da estratégia de metacloud
Ao mesmo tempo em que a metacloud supõe colocar os dados e a inteligência bem pertinhos do processo, os recursos de computação, rede e storage continuam a fazer parte da nuvem. Ou seja, rodam funcionalidades virtualizadas, que são construídas e atualizadas em um SaaS centralizado.
Contudo, por mais que se consolide o gerenciamento de políticas e os controles lógicos, equipamentos locais sempre vão exigir algum nível de suporte local. Para a Unitech, o que pesa nesse contexto não são apenas as estruturas regionais e a prontidão para atender em mais de 150 localidades. É claro que as condições de suporte onsite, reposição imediata e proximidade ao cliente continuam muito relevantes. Mas a também uma exigência qualitativa aos profissionais de arquitetura, consultoria e suporte, que precisam enxergar vários fatores, da distribuição das cargas aos aspectos de governança