skip to Main Content
Legado Sem Dívida Técnica

Legado sem dívida técnica

Mais do que reparos e atualizações incrementais, o provedor de serviços de manutenção multivendor hoje assume compromissos estratégicos com estabilidade, eficiência operacional e segurança, a partir dos objetivos da operação de negócio e da experiência dos usuários.

Os contratos de suporte e manutenção de TI com provedores de serviços independentes são muito associados à continuidade da operação quando expira a garantia de equipamentos que continuam a desempenhar funções críticas. Segundo o Gartner, esses provedores reduzem o Opex (custo recorrente) em 60%, na comparação com os preços de lista de serviços profissionais dos fabricantes. No entanto, o escopo, os SLAs (acordos de nível de serviço) e o objetivo do relacionamento vai além de repor componentes e consertar o que falha.

Há praticamente 35 anos, a Unitech atua tanto no apoio a projetos de infraestrutura de TI (arquitetura, venda de soluções e integração) quanto na sustentação de operações críticas em várias indústrias. Principalmente a partir do feedback de clientes com atividades multirregionais, iniciamos, lá atrás, uma estratégia de reinvestimentos em certificações de vários fornecedores, pontos de presença, estoques locais, ferramentas de gerenciamento proativo, além de alternativas comerciais, como aluguel de equipamentos, por exemplo.

Distribuir centenas de spair parts, deslocar rapidamente técnicos qualificados e fazer tudo isso com alta eficiência (para garantir a capacidade de reinvestimento contínuo) requerem tempo e massa crítica de dados para se desenvolver. Os 97% de índice de satisfação registrados em pesquisas com os clientes resultam de uma combinação de logística inteligente (apoiada em dados, análises preditivas e mais recentemente em ML), processos simplificados e equipes altamente qualificadas e estáveis.

Revitalização e extensão do retorno de investimento

Um volume anual de 8 mil chamados é relativamente reduzido, se considerados os mais de 25 mil equipamentos sob contrato de suporte e manutenção. Com monitoramento contínuo e medidas proativas, a tendência é que o número de falhas e reparos seja decrescente. Em contrapartida, o conhecimento das principais plataformas do mercado, com anos de experiência em serviços, permite que o provedor habilite formas de otimizar o valor gerado por todos os equipamentos do parque, inclusive o legado.

Além dos equipamentos com o período de garantia expirado, até mesmo os que foram substituídos, com refresh, a migração das aplicações pode assumir outras funções. Com isso pode-se incrementar a capacidade total do ambiente, rodar aplicações secundárias com baixíssimo custo e, conforme o caso, evitar ou postergar a necessidade de compra de máquinas e periféricos.

Sabemos como tirar o máximo de seus ativos, com toda segurança e estabilidade que as operações críticas exigem.

Se você precisa de tranquilidade em relação à continuidade das operações e ainda quiser otimizar todos os recursos disponíveis, nossa experiência e estrutura podem ajudar. Conte com a Unitech.

Back To Top