Como posso garantir a proteção dos meus dados na nuvem?
Como já era de se esperar, os serviços em nuvem ou cloud computing, estarão presentes em ao menos 74% das empresas da América do Sul, segundo estudos recentes. Esses números são muito animadores, mas a realidade da migração para a nuvem precisa de muita atenção pois, esse campo ainda é um grande desafio para as empresas seja pela falta de infraestrutura ou a confiança na proteção de dados desse formato.
Embora muitos considerem que os dados estão protegidos quando eles se encontram em uma nuvem, principalmente pública, quando a empresa já deu o primeiro passo para a jornada pela transformação digital é natural que surjam dúvidas quanto à real segurança dos dados.
E é nessa hora que começam a aparecer outras perguntas: O meu provedor não garante que existe uma redundância de equipamentos? Como seria possível perder algum dado neste ambiente? Se eu utilizo zonas de disponibilidade distantes fisicamente, qual a chance de ter algum problema com perda de dados?
Nesse cenário, as perguntas vão estar sempre centradas na percepção de que haveria possibilidade de ocorrer algum problema apenas na nuvem. Mas e se um de seus usuários apagar inadvertidamente um arquivo ou um e-mail, ou alterar algum dado de forma equivocada? Como recuperar estes dados?
É praticamente impossível perder um documento que está na nuvem. Porém, a segurança na nuvem é uma responsabilidade compartilhada entre o provedor do serviço e o Cliente, sendo este responsável pela proteção e segurança dos dados que chegam à nuvem.
Vale reforçar que, apostar em medidas eficientes para aumentar a proteção do sistema é um requisito obrigatório para qualquer empresa que deseja se proteger contra perdas de dados, invasões e ameaças virtuais.
Estabelecer quais os procedimentos de proteção e segurança serão usados ao contratar um serviço de computação em nuvem se torna mandatório. Estruturas de controle são estabelecidas para diminuir os possíveis riscos e para servir como um ponto de referência para a execução e validação de conformidade.
Esses métodos de proteção e segurança, as políticas da empresa e o processo de melhoria da qualidade constituem a governança e conformidade. O projeto e controle operacional da nuvem fica nas mãos do provedor contratado, por isso, é muito importante buscar por profissionais que realmente entendem do assunto.
A Unitech é a parceria certa para que a sua jornada pela cloud seja um sucesso, pois conta um time capacitado para garantir a proteção de todos os seus dados, incluindo os que estão na nuvem.