Boas práticas de Migração para a Nuvem
Para muitas empresas, a nuvem tem se mostrado uma boa opção para melhorar processos de negócio e aumentar a competitividade. As soluções de nuvem tornam as empresas mais responsivas aos seus clientes, pois entregam agilidade, praticidade e competividade para o negócio. Para uma migração bem sucedida, você deve considerar alguns pontos:
Retorno sobre o Investimento (ROI). Se os recursos a serem migrados para nuvem ficarem mais baratos e o desempenho melhorar em relação a hospedagem em ambiente local, coloque o ROI como objetivo principal.
Risco. Os primeiros aplicativos a serem movidos para a nuvem são os de baixo risco, aplicativos não cruciais para o negócio. Várias perguntas devem ser respondidas para entender os riscos e, se necessário, mitigá-los. Vejamos alguns deles: É necessário coletar todas as dependências que os aplicativos possuem para executar suas atividades, por exemplo, o aplicativo possui banco de dados em outra estrutura? Os arquivos estão no mesmo local que o aplicativo ou estão hospedados em outro ambiente? Em resumo, é necessário analisar as dependências para o funcionamento de um aplicativo antes de uma migração. Além disso, as empresas precisam saber a quantidade de usuários que acessam o recurso que será migrado para a nuvem, detalhes do acordo de nível de serviço que é exigido, regulamentos necessários para o aplicativo atender, tempo de indisponibilidade que o aplicativo pode ter, entre outros. São vários os riscos a serem analisados antes de uma migração, principalmente se o provedor de nuvem atende o cenário atual da aplicação ou recurso a ser migrado para a nuvem.
Esforço: a migração de um recurso deve começar por aquele que requer menor esforço. Selecione um provedor de nuvem com recursos em serviços que não necessite de reconfigurações para uma migração. Aplicativos que possuem personalizações como itens únicos daquela aplicação devem ser migrados por último pois, talvez, necessitem de readequação e apoio de especialistas que entendam da aplicação a ser migrada. Explorar todos os serviços que um provedor de nuvem possui também é muito importante, pois muitos serviços nestes provedores podem ser aproveitados, tornando sua migração mais econômica e voltada para as boas práticas.
Após o levantamento das informações a serem consideradas em uma migração, é necessário criar um planejamento de migração que relacione os aplicativos, objetivos e a sequência de migração, juntamente com as ferramentas e pessoas designadas para o processo de utilização da nuvem. Uma migração bem sucedida parte de um plano de migração assertivo, voltado para as boas práticas.
A Unitech pode te ajudar nesta jornada. Para mais informações, acesse aqui.