skip to Main Content
HCI E VCF

HCI e VCF

Modernizar a infraestrutura de datacenter tem sido um desafio comum a todas as organizações.  Existem diversos casos de uso que se beneficiam de uma infraestrutura hiperconvergente, como, por exemplo, VDI (Desktops virtuais – amplamente adotado em tempos de pandemia) ou como infraestrutura para a fundação de uma nuvem híbrida.

Em outro artigo falamos de HCI, mais precisamente sobre VxRail. Nesse vamos mostrar como o VCF (VMware Cloud Foundation) pode te ajudar a acelerar a jornada para nuvem ou, simplesmente, criar um datacenter 100% virtualizado, on-premises.

Vamos começar explicando o que é o VCF.  O VMware Cloud Foundation é um empacotamento comercial que oferece diversos softwares da VMware.  Vamos destacar, inicialmente, 3 deles, que são vSphere, vSAN e NSX, pois representam a base da virtualização do datacenter.

Aos que ainda não estão familiarizados, o vSphere (também conhecido como ESX) virtualiza processador e memória; o vSAN é o componente que virtualiza os discos internos dos servidores e “entrega eles” como um Storage ao ESX e, finalmente, o NSX, que virtualiza todos os serviços de rede, como Firewall e Load Balancer, entre outros.

Ou seja, a suíte de produtos VCF é capaz de virtualizar todos os componentes de um datacenter, fazendo com que ele se torne bem parecido com o que temos em nuvens públicas.  Dessa forma, é possível que consigamos começar a “consumir” o datacenter como serviço em todas as suas camadas: processamento, armazenamento e rede.

A partir desse ponto, podemos usar algumas estratégias para automatizar o processo.  Com outro componente do VCF, dependendo da versão do produto, temos o vRealize Automation, que é um portal self-service onde podemos construir serviços e deixar com que os usuários façam o consumo de VMs, Aplicações ou serviços de rede, como balanceadores de carga, por exemplo.  Por fim, todo esse “consumo” do datacenter, também pode ser feito como código, ou seja, os programadores incluem especificações da infra necessária para rodarem suas aplicações no código de desenvolvimento e a infra será provisionada.

Claro que existem inúmeros casos de uso e funcionalidades do VCF que não citamos aqui, pois as possibilidades são inúmeras, mas estamos sempre disponíveis para conversar e te ajudar a arquitetar a melhor forma de adotar o HCI e VCF na sua empresa. 

Conte com a Unitech para ajudar a sua empresa a transformar o seu datacenter!

Back To Top