skip to Main Content
HCI

HCI

Se você ainda não começou a jornada de modernização de seu Datacenter, provavelmente esse assunto já deve estar em pauta. Hyper Coverged Infrastructure (em português – Infraestrutura hiper convergente) é uma infra única capaz de entregar, aliada a softwares, processamento, rede e armazenamento e que oferece escalabilidade horizontal (ou seja, incluindo novos nós – servidores).  Com isso, acabamos com os silos existentes nos datacenters e agilizamos a entrega de infraestrutura.

Podemos dividir HCI em três grandes áreas que são entregues de forma virtualizada e integrada a um hardware único (servidores x86).  São elas: virtualização de armazenamento (storage), virtualização de processamento (x86) e virtualização de redes.

A virtualização de x86 é, certamente, a que mais temos familiaridade, pois essa porção da infra hiperconvergente já é virtualizada há tempos.  Existem diversos virtualizadores disponíveis no mercado.  O mais utilizado atualmente em empresas é o VMware vSphere, mas também podemos citar o Hyper-V, Xen, entre outros.

Além do x86, outro pilar do HCI é a virtualização de armazenamento.  A ideia com isso é utilizar todos os discos de todos os servidores envolvidos no cluster, transformá-los num grande pool de discos e apresentar esse volume para o virtualizador como se estivéssemos disponibilizando um storage externo.  Com isso, além de simplificarmos a configuração para entrega de discos, ainda ganhamos em tempo de resposta e custos administrativos.

Finalmente, temos a virtualização de redes.  Nesse ponto, podemos considerar que o próprio switch distribuído e portas de redes virtuais oferecidos com os virtualizadores de x86 representam a rede virtualizada, e podemos considerar, ainda, agregar outros serviços de rede como roteamento, balanceadores de carga e firewall.  Realmente, esses serviços avançados não são considerados para uma arquitetura HCI, mas agregam muito na mesma.  Para isso, devemos considerar adicionarmos o VMware NSX, por exemplo para essa entrega.

Pronto, já temos todos os componentes virtualizados, A partir desse ponto, podemos começar a consumir todos os componentes de infraestrutura através de um portal de serviços ou como código, por exemplo, fazendo com que a agilidade para entrega de novos produtos e serviços de sua empresa diminua, sem falarmos do custo de manutenção dessa infra.

Mais informações sobre HCI, entre em contato com a Unitech.

Back To Top