Tipos de SSD
Hoje, vamos falar sobre os tipos de SSD existentes atualmente no mercado. Começaremos explicando a “sopa de letrinhas” que você pode ouvir falar: SLC, MLC, TLC e QLC. Basicamente essa é a ordem de disponibilização dessas tecnologias no mercado. S = Single, M = Multiple, T = Triple e Q = Quad. As duas letras finais são Level Cell.
Façamos um breve parênteses para explicar que diferente dos discos tradicionais (5,4k, 7,2k, 10k e 15k) existentes no mercado, os SSD gravam os dados em chips de memória não voláteis, ou seja, mesmo quando o computador é desligado não há perda das informações gravadas. Simplificando bastante, esses chips possuem células onde são gravados os dados.
Os drives SLC gravam apenas 1 bit por célula. MLC gravam 2. Discos TLC gravam 3 bits por célula. Já drives QLC, quatro. E por aí vai. Já existe tecnologia, mas ainda não amplamente difundida para drives PLC (Penta), ou seja, 5 bits por célula.
Por fim, quais as vantagens e desvantagens de cada um deles? Novamente, simplificando bastante a conversa, quanto mais bits por células, maior a capacidade do SSD. Sendo assim, discos QLC conseguimos maiores capacidades. Já nos SLC ganhamos em velocidade de escrita e leitura, além da durabilidade dele que é bem maior que os QLC.
Resumindo, análogo aos discos rotacionais, quanto maior a capacidade, mais “lento” o disco, se é que dá para chamar qualquer SSD de lento. Quer performance e durabilidade, siga ao máximo aos SLCs, mas perca em capacidade.
E agora que você já conhece os tipos de SSD existentes no mercado, que tal entender melhor as tecnologias de armazenamento oferecidas com os discos SSD e rotacional? Confira o nosso artigo sobre qual tipo de Storage devo usar.
Quer mais informações? Fale com a gente! ?