Devo migrar tudo de uma só vez para a nuvem?
Uma pergunta que sempre fazemos é: Devo migrar tudo de uma só vez para a nuvem? Esta resposta vai depender muito do contexto e cenário apresentado pelo projeto de migração.
É necessário analisar diversos aspectos e responder algumas perguntas, tais como: Qual a razão da mudança? Esta migração vai gerar economia e melhorar a gestão da tecnologia da minha empresa? A migração vai trazer agilidade para o meu negócio? O que migrar primeiro para a nuvem?
Não existe uma receita pronta, mas o cenário da empresa deve ser bem entendido antes de tomar a decisão de migrar para a nuvem.
Devemos ter certeza que a aplicação utilizada pela empresa é compatível com a nuvem e com o provedor de nuvem escolhido, evitando assim, que algumas funcionalidades da aplicação não funcionem na nuvem escolhida. A maioria das migrações malsucedidas ocorrem porque o projeto de migração não considerou alguns pontos cruciais e/ou porque o provedor de nuvem escolhido não conhece bem a aplicação do cliente.
Muitas vezes, algumas aplicações utilizadas on-premise precisam ser reformuladas para serem utilizadas na nuvem e, em alguns casos, necessário usar aplicações semelhantes (a que vai ser migrada) devido a incompatibilidade com a nuvem, ou ainda, dispendiosas para serem adequadas.
É importante garantir o bom desempenho de aplicações na nuvem efetuando testes ou provas de conceitos antes de colocar em produção. Nem sempre o que funciona on-premise, funcionará bem na nuvem.
Tenha sempre um plano de contingência para minimizar os impactos para o negócio no período de migração, para que aconteça uma migração tranquila e o cliente possa obter proveito da nuvem ao final do processo de migração.
A nuvem desta forma é considerada um ambiente seguro se bem administrado, mas mesmo com toda a segurança oferecida, tenha sempre um backup ou plano de restauração, caso algo não saia como planejado.
É importante contar com profissionais qualificados em nuvem para ajudar na tomada de decisão para migração, e nos questionamentos necessários para esta jornada.
Conte com a Unitech para te ajudar nos processos de migração para a Cloud Computing.