Devo proteger meus dados “on-premise” e na nuvem?
Quando as organizações movem as suas cargas de trabalho e dados para a nuvem, os datacenters locais geralmente continuam desempenhando um papel importante. Nós já falamos sobre nuvem híbridas em artigos anteriores, mas só para relembrar, o termo nuvem híbrida refere-se a uma combinação de nuvem pública e data centers locais, para criar um ambiente de ti integrado que abrange ambos. Algumas organizações usam a nuvem híbrida como um caminho para migrar todo o datacenter para a nuvem ao longo do tempo. Outras organizações usam serviços de nuvem para estender sua infraestrutura local existente.
A questão é que independente de onde seus dados estejam – na nuvem, on-premise, ou em um híbrido dos dois -, eles devem ser gerenciados e protegidos. Mas, como gerenciar permissões em um ambiente na nuvem? Como proteger dados sensíveis? É preciso uma estratégia de segurança? O que há de diferente em uma estratégia de segurança na nuvem?
Para garantir a visibilidade e a segurança on-premise e na nuvem, frente aos constantes ataques, as empresas precisam implantar um programa eficaz de inteligência contra ameaças. Com o crescimento de ataque a ambientes mais complexos, as ameaças estão mais sofisticadas, com ataques avançados e direcionados. Por isso, se prevenir de apenas um incidente não é suficiente. É preciso contar com ferramentas que se sejam capazes de aumentar a segurança on-premise e na nuvem, com uma estratégia proativa, adaptando constantemente os controles de segurança para fazer frente ao ambiente de ameaças.
Colocar mais infraestrutura de TI na nuvem é, de certa forma, mais seguro, pois o sistema poderá estar executando a versão mais recente com as correções corretas no lugar. Os provedores de serviços de nuvem também estão criando novos recursos, como o uso de linguagem de máquina para detecção de anomalias. No entanto, o uso crescente da nuvem também apresenta novos riscos, alguns dos quais resultantes da falta de entendimento de como gerenciar a segurança na nuvem.
É importante que você saiba que as estratégias de segurança devem estar sempre mudando. O correto levantamento do ambiente de produção e da importância dos dados de cada aplicação poderá indicar as melhores estratégias de proteção de dados para algumas aplicações utilizando o ambiente “on-premise” com transbordo para a nuvem, enquanto outras aplicações podem necessitar de uma proteção diretamente na nuvem.
A definição das estratégias definitivas somente será concluída após o estudo detalhado do ambiente, que indicará que a melhor opção será “on-premise”, em uma nuvem, várias nuvens ou híbrida. Sendo comum que a solução definitiva seja composta de diferentes estratégias, incluindo “appliances” especializados em ambientes híbridos.
Mas para esse processo é preciso buscar por empresas que tenham essa expertise e ofereçam todo o suporte. Há mais de 30 anos no mercado, a Unitech é referência em diversos serviços, incluindo data protection, prestando auxílio em todos os estudos, tanto com ferramentas e serviços, como com pessoal qualificado em efetuar os assessments necessários e recomendar as melhores estratégias para cada caso específico.
Entre em contato e saiba mais como podemos auxiliá-lo.