Do BaaS ao DMaaS: a evolução da Proteção de Dados
A prevenção e mitigação de ataques de ransomware têm disseminado a preocupação com Backup, Continuidade de Negócios. Junto à necessidade de soluções aceleradas para essa prioridade, de proteção contra o cibercrime, a transformação dos ambientes de TI e a importância crescente dos dados nos negócios tornam a agenda muito mais ampla. A abordagem de BaaS (backup as a service) da plataforma Commvault Metallic é muito mais do que uma oferta em nuvem. Na prática, as companhias buscam inovações como:
Segurança da informação sem silos – as bases de dados continuam a ser o ativo mais crítico, mas é preciso proteger a informação em aplicativos SaaS, documentos, dados persistentes em contêineres, máquinas virtuais e tudo que pode ser exposto a ataques ou perdas. A plataforma Commvault Metallic permite mapear e proteger os dados, com integrações prontas para as principais plataformas. As políticas são configuradas em um único console e aplicadas automaticamente em todo o ambiente.
Virtualização e backup multi-instância, multiplataforma e multicloud – a própria plataforma Commvault Metallic é certificada para rodar tanto nos appliances dos principais fabricantes quanto em nuvens como Azure, AWS e Oracle Cloud, com flexibilidade para balanceamento e migrações em nuvens híbridas.
Automação com apoio de IA e ML – além de acompanhar os dados entre múltiplas plataformas e aplicações, são aplicados recursos avançados de IA e ML para automatizar as configurações, conforme frameworks globais de Proteção de Dados, e permitir uma governança de nível corporativo, mesmo com equipes reduzidas.
Os próximos passos da prevenção ao ransomware e da governança de dados
Mais do que escalonar os investimentos (sem Capex) e simplificar a operação, o grande retorno econômico da estratégia de BaaS é atacar os riscos. As organizações que deram os primeiros passos nessa jornada, contudo, já amadurecem suas estratégias para explorar a Gestão de Dados como Serviço (DMaaS) na geração de valor ao negócio.
Reduzindo o tamanho do prejuízo no pior caso – quando a cibersegurança falha ou os usuários erram, a Proteção de Dados garante que as perdas possam ser revertidas. Contudo, não existe mágica: o tempo de parada e a recuperação sempre implicam algum custo. Com testes de integridade contínuos, automação e outros recursos, a plataforma Commvault Metallic simplifica a restauração dos dados em qualquer dispositivo de datacenter ou instâncias em nuvem, com apenas um clique.
Soberania de dados, Compliance à LGPD e Portabilidade – com o Metallic DMaaS, os dados podem ser deslocados entre múltiplas instâncias. Independente do fabricante ou provedor, os formatos são preservados e se utilizam chaves criptográficas próprias, o que assegura que só os devidos usuários podem ver a informação.
Gestão do ciclo de vida, governança da informação e redução de custos – além de reduzir o consumo de storage em até 85% com recursos como deduplicação e compressão altamente eficientes, a plataforma otimiza o balanceamento entre as diversas alternativas de mídia ou serviços de armazenamento dos provedores de nuvem.
A Proteção de Dados para atual realidade empresarial
Além dos arquivos de texto e planilhas, plataformas de colaboração geram conteúdo corporativo sujeito a regras de proteção e archiving.
Para aprofundar a conversa sobre proteção de dados com SaaS, ambientes virtualizados e novas arquiteturas, reveja este e outros conteúdos em nosso blog.