skip to Main Content
Quais Dados Devo Proteger?

Quais dados devo proteger?

É bastante comum, quando se conversa sobre Proteção de Dados, que se inicie considerando quais funcionalidades são mais apropriadas, ou onde armazenar as cópias de segurança, ou como gerenciar esta proteção.

Todas estas considerações são importantes, além de outras que também poderiam aqui ser acrescentadas, mas o primeiro passo para que uma solução de Proteção de Dados atinja o seu objetivo é conhecer que dados devem ser protegidos.

De uma forma geral, ao se questionar um usuário sobre quais são os dados em que ele está trabalhando que devem ser protegidos, certamente a resposta mais recorrente será: todos

O objetivo é sempre procurar atender as necessidades de qualquer Cliente, seja ele externo ou interno, mas será que realmente todos os dados necessitam ser protegidos?

Para termos um processo mais controlado sobre como entender melhor os dados que precisam (ou não) ser protegidos, alguns pontos precisam ser levantados:

  • Conhecer o valor dos dados da empresa – Ao se analisar o conteúdo de dados de um determinado usuário ou empresa, certamente iremos encontrar uma variedade muito grande de tipos de dados, podendo ser planilhas de trabalho, tabelas de banco de dados, arquivos de mídia (fotos, vídeos, etc…), documentos digitalizados, e muito mais… É certo que cada dado possui um valor e precisamos neste momento procurar entender um pouco mais o que este valor representa para a empresa.
  • Conhecer a importância de cada dado para a empresa – Nem sempre um tipo de dados que é importante para uma empresa, é importante para outra empresa e vice-versa. Para algumas empresas, arquivos de fotos não são muito importantes, mas se esta empresa for um museu e o arquivo contiver o seu acervo digital, provavelmente este é o bem mais importante desta empresa.

Da mesma forma, nem todos os dados que a empresa guarda tem o mesmo grau de importância para ela. É muito importante conhecer os tipos de dados da empresa e quão importante cada um representa.

  • Perda de dados – O conhecimento dos dados de uma empresa e a importância que cada um representa para ela é um passo primordial para termos uma visão do que é possível perder sem que isto acarrete um grande prejuízo para a empresa. Mais uma vez, se o usuário for questionado sobre qual parte de seu trabalho pode ser perdida, provavelmente responderá: nenhuma

Se o funcionário de uma oficina mecânica atende 2 ou 3 carros diariamente e preenche o sistema, que é copiado diariamente, com as placas destes carros, na eventualidade de falha no sistema naquele dia, é muito fácil este funcionário preencher novamente as placas destes 2 ou 3 carros atendidos.

Por outro lado, se estivermos considerando a operação de um banco comercial, a falha de alguns poucos segundos sem que tenha havido uma cópia das operações executadas durante este tempo causará um grande desastre na operação do banco.

Assim, é preciso estabelecer para cada tipo de dado da empresa, baseado em sua importância, o quanto é possível perder, sem que isto afete a operação da própria empresa. Certamente, poderemos ter dados que podem ter todo um dia perdido, sem que isto cause nenhum impacto perceptível até tipos de dado em que a perda de apenas uma operação causará um grande transtorno.

  • Tempo máximo de recuperação de cada dado – Como os dados da empresa já são conhecidos e também definimos para cada tipo de dado o que é admissível perder sem impacto na operação da empresa, precisamos agora definir em quanto tempo cada tipo de dado terá que estar novamente operacional para que a operação da empresa permaneça dentro dos limites de normalidade.

Considerando os mesmos exemplos citados anteriormente, no caso do funcionário da oficina mecânica não ter como preencher as placas dos 2 ou 3 carros atendidos naquele dia e deixar para efetuar este preenchimento no dia seguinte, é muito provável que o impacto para a empresa será desprezível.

Por outro lado, se a operação de um banco demorar apenas alguns minutos para retornar ao ponto em que falhou, certamente isto causará um grande prejuízo para o banco e afetará de forma contundente a sua operação.

O conhecimento do tempo que cada dado precisa estar novamente disponível é imprescindível para que um projeto de Proteção de Dados tenha sucesso.

Conte com a Unitech para auxiliar na proteção dos bens mais valiosos do mercado nos dias de hoje, que são seus dados.

 

Back To Top