Você já ouviu falar em Edge Computing?
Edge Computing é fruto da transformação digital. Essa tecnologia está relacionada à internet das coisas, e de forma resumida, se baseia em uma rede de micro datacenters que processam e armazenam os dados coletados de forma local. Referido, muitas vezes, como computação de borda, pode ser definido como computação distribuída, ser entregue com baixa latência e próximo ao usuário final. Podemos dizer então que, se não se tratar de um datacenter tradicional, podemos considerar Edge.
O que queremos dizer com isso?
Bem, computação de borda pode ser considerada um pequeno datacenter, próximo ao usuário final, capaz de processar uma boa quantidade de dados e desafogar as redes, servidores e armazenamento dos datacenters tradicionais.
Esta tecnologia tem o IoT como um dos seus casos de uso. Vários milhares de dispositivos são capazes de gerar dados para que sejam processados em datacenters. Com o número crescente de dispositivos conectados, como conseguiríamos levar tanta informação para ser processada em um único lugar? Edge Computing nos ajuda a não só desafogar as redes dos datacenters como também ter um melhor tempo de resposta aos dados que precisam ser trabalhados.
E o que eu preciso ter em um Edge Datacenter?
Os requisitos de um datacenter de borda são basicamente os mesmos de um tradicional: servidores, armazenamento e redes. Uma boa estratégia para atender essa demanda é usar infraestrutura de hiperconvergência (HCI) e redes com suas funcionalidades cada vez mais virtualizadas. Com isso, a gestão dessa borda se torna cada vez mais simples e integrada ao datacenter principal.
Se quiser saber mais sobre HCI e como essa é a arquitetura ideal para Edge e Hybrid Cloud, confira nesse artigo.
Quer conversar mais sobre Edge Computing, fale conosco!