Informação que escapa ao backup vai fazer falta
As bases de dados continuam a ser o ativo mais crítico, mas a continuidade das operações e a governança dependem muito mais da Proteção de Dados. Arquivos em SaaS, documentos, dados persistentes em contêineres, máquinas virtuais geram informações cuja exposição a perdas e ataques de ransomware pode ter graves consequências. Portanto, a abrangência e flexibilidade da plataforma de backup, junto às facilidades de integração, hoje são premissas das soluções de proteção de dados.
A consolidação do backup de todos esses ambientes e aplicações em uma única plataforma não resolve apenas as questões de controle e governança. Com a diversidade de fontes de dados críticos e de instâncias nas nuvens híbridas, é impraticável lidar com as interfaces e configurações de forma segmentada.
Além da capacidade de prover proteção de dados em ambientes virtualizados, nuvens híbridas e SaaS, as plataformas de alta disponibilidade, backup e recuperação têm que abranger as bases de dados, os dados não estruturados e diversos repositórios de informações críticas.
Ciclo de vida e custo de storage on premise ou em nuvem
Seja no parque de mídias de armazenamento do datacenter ou nos serviços cloud storage, os centavos de diferença por GB pesam quando os volumes de dados crescem exponencialmente. Conhecer o ciclo de vida da informação faz toda diferença, tanto do ponto de vista de compliance quanto financeiro.
Enquanto os data centers operam de sistemas in memory a fitas magnéticas, conforme os requisitos da aplicação e dos processos, as opções de serviços de storage dos provedores apresentam várias opções com condições e SLAs bem distintos. O custo, evidentemente, varia muito, conforme a decisão de quem contrata.
Automatizar as políticas de Arquivamento e Retenção traz ganhos de economia e governança ao mesmo tempo. Na prática, informações críticas (como gravação de sessões, documentos ou logs de transações) que não sejam acessadas com frequência vão para repositórios de menor custo. Contudo, podem ser pesquisadas e recuperadas a qualquer momento, sem surpresas ou demoras.
Os especialistas do time de Proteção de Dados da UNITECH estão prontos para ajudar a alinhar as questões de Gestão da Informação e Governança com a melhor gestão financeira da infraestrutura.