Dell prioriza canais especializados para soluções de Storage
Nova estratégia acentua importância de relacionamento técnico, certificações, premiações e alinhamento com os times globais da Dell, por parceiros que dominam a tecnologia e conhecem a realidade dos clientes.
Oferecer os melhores produtos e suporte aos parceiros para que cheguem com a solução certa para cada cliente ou projeto. Esse é o eixo da Partner First Strategy for Storage, recém-anunciada pela Dell, que passa a realizar praticamente todos os seus negócios de Storage por meio de canais.
“Temos décadas de trabalho com nossa comunidade de canais para acelerar a transformação em nossos clientes”, lembra Michael Dell, CEO da Dell Technologies. “A Partner First Strategy for Storage amplia nosso compromisso e une os pontos fortes dos nossos canais com as vantagens de nosso time global”, afirma.
“A Dell tem um portfólio muito grande, e às vezes até difícil de entender, porque os dados e os negócios requerem soluções diferentes. Acompanhamos isso de perto, sempre olhando o que as inovações representam de oportunidade para os clientes”, explica Ramon Hasky, diretor comercial da Unitech, destacada desde 2018 entre os principais parceiros de Storage na América Latina em várias premiações globais da Dell.
Estrutura global e suporte customizado – linha direta com o fabricante com o toque de quem conhece cada ambiente
As premiações de Excellence in Storage para a Unitech concedidas pela Dell (que por sua vez é líder da indústria de Storage por anos consecutivos) não ficam só nas plaquinhas de reconhecimento. Além dos programas de certificação e participação nos fóruns técnicos, os profissionais da Unitech aproveitam a visibilidade e os contatos para acelerar a troca de informações e a colaboração.
À medida que a Unitech tem sua capacidade de serviços muito capilarizada, as interlocuções do fabricante são feitas por profissionais de todo o país. Os consultores e técnicos de todas as regiões falam de forma rápida e objetiva com os times locais e globais do fabricante, sem “latência”. Até porque o colaborador com conhecimento mais aprofundado em determinada tecnologia ou produto pode ser de qualquer regional. Assim, tanto a capacidade do time global da Dell quanto a estrutura nacional da Unitech podem contribuir em projetos de todos os clientes.
Evidentemente, o apoio do fabricante é só um dos pontos de sustentação da reputação da Unitech. É preciso capacidade de conhecer os ambientes (inclusive o legado e as soluções de vários fornecedores), de pensar arquiteturas eficientes e flexíveis, e, no fim do dia, habilitar a TI a entregar os melhores resultados.
Como chegar às soluções mais inovadoras e sustentáveis em storage
Embora pareça um assunto complexo e restrito ao pessoal de infraestrutura de TI, a tecnologia e as decisões sobre storage fazem diferença para qualquer um que consuma ou produza dados. Ou seja, quase todo mundo.
Os DBAs (gestores de bancos de dados) e as áreas de negócios continuam a ser quem mais dá valor às melhorias. Já ficaram repetitivos os cases em que “um relatório que levava dias passou a sair em minutos”, com atualização das plataformas.
Junto à aceleração dos volumes de dados e acessos, a Transformação Digital traz aos parques de storage um mundo de documentos digitalizados, imagens e outros conteúdos exponenciados com IoT, 5G e outras fontes em que jorra informação.
As áreas de controladoria, compliance e segurança, por sua vez, têm dois eixos. Uma das agendas é gerenciar o ciclo de vida do dado, da transação viva ao arquivamento. Só isso já requer “talento” para a gestão das questões regulatórias, operacionais e de custos.
Além de infraestrutura confiável e ferramental para manter o valor dos dados, é preciso ainda se defender de tentativas de vazamento, ransomware e outras ameaças.
Há respostas tecnológicas para esses e outros desafios. Sobre isso, podemos marcar uma conversa mais direcionada, pois cada um desses temas já seria trabalho para vários posts. O ponto aqui destacado, que explica em parte a nova estratégia da Dell, é a diversidade de demandas em uma mesma organização ou projeto, o que exige muito conhecimento e foco na realidade de cada cliente.
Mesmo antes de estabelecer a estratégia Partner First, a Dell já recorria a parceiros como a Unitech em projetos de referência global. Além da capacidade de integração multivendor, implementação e outras capacidades técnicas, a Unitech também simplifica a parte de contratos, logística e outras práticas desenvolvidas junto a clientes de vários setores e regiões.